terça-feira, 27 de março de 2012

Dia 27 de Março: Um dia repleto de arte!


Três grandes dias são comemorados no dia 27 de março: Dia do Grafite; Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro. Mas como começou a história de cada uma dessas comemorações? Bem, vamos começar com o Grafite!

                              Grafite: a arte da rua.

Muitos acham que o grafite é uns rabiscos coloridos, com desenhos deformados  e mais coisas coloridas. Mas vamos entender alguns pontos importantes: Grafite não é pichação! A pichação está relacionada a conflitos entre grupos rivais, e esse tipo de comportamento dos pichadores tem diversas conseqüências negativas para as cidades. Uma delas é a depredação de obras de arte e cenários históricos, o que causa prejuízo imediato ao turismo. Já o grafite, é uma arte da rua que expressa críticas a sociedade ou situações cotidianas.
Na história do Hip Hop, o grafite constitui uma das vertentes dessa cultura. Afrika Bambaataa, (reconhecido como o criador oficial do movimento e do termo “hip hop”) estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing (Mc), a break dance e escrita do grafite. Os artista do grafite são chamados de “writers” (escritores), e no estudo aprofundado dessa vertente, observamos que existe algumas modalidades como: Grafite 3D, WildStyle, Bomber, letras grafitadas, grafite artístico, grafite com máscara e spray dentre outros.


                                                Circo: a arte da alegria



O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores. Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros). Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação). Hoje em dia, é possível fazer diversos cursos dentro da área do circo, que chamam hoje de “artes circenses” como: clow, malabarismo, pernas de pau dentre outros. Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo. É uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.


                                                      Teatro:  a arte falada

Hoje em dia, o teatro tem se expandido em diversas áreas do mundo. Muitas coreografias ou espetáculo, tem a presença firme do teatro, seja ele falado ou não. O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades.  O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas colectivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de ritual de celebração, agradecimento ou perda. Estas pequenas evoluções deram-se com o passar de vários anos. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os mitos começaram a evoluir, surgem danças miméticas (compostas por mímica e música). Na civilização egípcia esse rituais se tornaram maiores, porém somente na Grécia que surgi realmente o teatro. No início fazia-se teatro nas ruas, depois tornou-se necessário um lugar. E assim surgiram os primeiros teatros. Hoje o teatro adquiriu diversos rumos como a tragédia, a comédia, o romance e dentre outros. Podemos também citar os comediantes “stand up”, que é um tipo de monólogo de humor. 





sexta-feira, 16 de março de 2012

Palavra que Edifica - Tema: Sofrer e Crescer




Ec 7:3
A tristeza é melhor do que o risco, porque o rosto triste melhora o coração.


Em toda a Bíblia encontramos relatos de pessoas que fizeram das sua dificuldades grandes oportunidades de crescimento. O apóstolo Paulo chega a afirmar que o poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza. Ele diz: "Quando sou fraco, então , é que sou forte".
É claro que não , a misericórdia, a graça e as bençaos também motivam o crescimento e aproximação de Deus. Também sabemos que nem sempre o sofrimento traz mudanças boas. Nem todos que sofrem crescem. Muitos, quando provados, se enfraquecem, pecam mais e até morrem por isso. Mas é sábio quem, passando por dificuldades, tira delas boas lições para crescer. A primeira lição importante que podemos com o sofrimento é a humildade. Quando sofremos ficamos mais humildes . Tratamos melhor nosso próximo. Reconhecemos que não somos melhores que os outros. Buscamos mais a Deus. Aprendemos a depender de Deus. Quando está tudo bem, começamos a pensar que somos bons demais, insubstituíveis, melhores que todos à nossa volta, que já nem precisamos tanto de Deus. Quando há euforia, encantamento, alegria, podemos desviar-nos da realidade. Podemos ser atraídos pelo poder da alegria e suas ilusões. Também é importante saber que por meio do sofrimento temos a nossa força testada e fortalecida. No momento da maior provação é que poderemos conhecer quem realmente somos. Um time de futebol que enfrenta uma seleção muito boa vai se esforçar mais, vai dar o melhor de si, mais do que se estivesse enfrentando um time muito fraco. É como diz a letra de uma música: "Cada vez que minha fé é provada, tu me dás a chance de crescer um pouco mais..." Quanto mais passamos por provações, mais somos fortalecidos. Pela graça de DEUS tornamo-nos mais fortes (Rm 5.3,4). Quanto mais exercícios, mais resistentes seremos.

Os problemas podem ser grandes oportunidades de crescimento.


   



quinta-feira, 8 de março de 2012

Palavra Especial: Dia da Mulher




"A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor será elogiada." (Provérbios 31:30)

A mulher sábia edifica sua casa ...
Já ouvimos bastante sobre esse versículo, principalmente em datas especiais como o Dia Da Mulher. Mas já parou pra pensar o que realmente quer dizer? Onde aplicar?
Vamos dar um pulo lá em Gênesis 19 até o 21. Todos conhecem a história de Abraão, o pai de multidões, com seu filho Isaque ... Mas teve uma grande Mulher por trás de tudo isso, seu nome era: Sara!  Esposa de Abraão, o pai da raça hebraica. Foi mãe aos 90 anos e era tão bela que os reis das terras onde Abraão entrava queriam todos que ela se tornasse sua concubina. Sara deu a Abraão licença para ele gerar na escrava egípcia Agar um filho, que se chamou Ismael. Depois nasceu Isaque, o herdeiro legítimo de Abraão, que seria o pai de Jacó, do qual nasceriam as doze tribos de Israel, formando depois a maior nação daquele tempo em matéria de prestígio e riqueza, sob o reinado de Salomão. Mas vamos voltar em uma parte ... através do ventre de uma mulher (já não muito nova), gerou a maior nação bíblica!
E quem se lembra de Raabe? A meretriz. Por ter colaborado com os espiões israelitas em Jericó, foi salva, com toda a família, na destruição da cidade e de todos os seus habitantes. Mais tarde casou-se com Salmon, que seria o pai de Boaz, marido de Ruth, avô de Jessé e bisavô de Davi, o grande rei de Israel. Portanto Raabe foi uma ascendente do Senhor Jesus Cristo. Ela é citada no Novo Testamento (Tiago 2:25 e Hebreus 11:31), como tendo sido justificada diante de Deus pela sua fé.
E Ana? A graciosa. (1 Samuel 1.1-2.21). É uma das verdadeiras grandes mulheres da Bíblia. Seu marido Elcana a amava, mas ela era muito infeliz porque não tinha nenhum filho. Ficava especialmente afligida todo ano quando iam a Siló, para adorar o Senhor. Em um determinado ano, o coração dessa mulher comoveu-se tanto que, quando foram à casa de Deus para orar, fez um voto maravilhoso a Ele. Pediu-Lhe um filho e prometeu que, se a sua prece fosse ouvida, dedicaria a criança a Deus por todos os dias de sua vida. Eli, o sacerdote, viu os lábios dela se movendo em uma oração silenciosa e achou que estivesse embriagada, mas ela lhe assegurou que era somente uma profunda amargura que ele via em seu semblante. Pense na fé e na determinação que tinha que ter na sua coração para prometer seu filho á Deus, mesmo antes de nascer? Deus honra esse tipo de fé diante dEle e amor a Sua causa, então, abençoou Ana e ela concebeu e teve um filho, o qual chamou Samuel, que significa "ouvido pelo Senhor," pois ela sabia que esse filho era a resposta a sua oração. Depois do nascimento de Samuel, Ana não foi a Siló no tempo de costume, mas disse que iria esperar até desmamar sua primeira criança. Então, levaria ele consigo e o apresentaria a Deus, como havia prometido em sua oração. E a bela Ester ? Murta Judia, filha de Abigail, uma linda jovem, cresceu em Susã, capital da Pérsia. Foi adotada pelo seu primo Mordecai. Foi eleita e coroada rainha com o maior esplendor escolhida a ser Rainha pelo Rei Assuero, onde mais tarde tornou-se sua esposa, o que possibilitou o livramento da nação hebraica de ser aniquilada depois do cativeiro babilônico. Sua vida muito contribuiu para a vinda do messias, sem ela, com certeza a nação hebraica pereceria e os 500 anos antes da vinda de Cristo. Seu principal tema era defender a libertação dos Judeus. Ester não somente era formosa, mas sábia. Admiramo-la não só pelo seu patriotismo e bravura, mas por seu tato e sagacidade. Tal foi à origem da festa de Purim, observada ainda hoje pelos judeus. E como nos esquecer de Maria? Amada por Deus Maria, uma jovem virgem judia que estava comprometida com um carpinteiro chamado José, foi escolhida por Deus para conceber e ter seu filho, Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo. O anjo Gabriel anunciou isso a Maria em Nazaré e ela respondeu com humildade e confiança. Seu cântico de louvor a Deus, que cantou quando foi visitar a prima Isabel, mostra seu amor e devoção a Deus. A natureza profundamente ponderada de Maria é mostrada após o nascimento de Jesus em Belém e a visita dos pastores com sua estarrecedora história de anjos no céu. O primeiro milagre de Jesus, quando ele transformou a água em vinho, foi feito por instigação de Maria, que esteve com ele durante pelo menos parte de seus três anos de ministério público. Maria postou-se aos pés da cruz quando Jesus morreu, e Jesus disse ao apóstolo João que cuidasse dela.(Mateus 1; Marcos 6.3; Lucas capítulos 1-2; João 2.1- 11; 19.25-27; Atos capítulo 1.)
São tantas mulheres citadas na bíblia, que um texto seria muito curto para contar a história de cada uma delas ... Mas a mulher é uma jóia de Deus! A sabedoria dela, edifica não só a casa na qual ela mora, mas todos que estão a sua volta, e em alguns casos ... a sua geração!  Deus se alegra de uma mulher que o teme, o honra e o ama. E nesse dia tão especial e marcante, não só na história da humanidade como também na bíblia, queremos desejar um Feliz Dia da Mulher para todas as guerreiras, mães, amigas, bailarinas, servas, líderes, trabalhadoras, e acima de tudo, levitas! Vocês são pérolas de Cristo! Que a sabedoria, e graça de Deus esteja sobre cada uma. E que vocês continuem marcando o mundo (e sua história) como sempre fez. Que Deus abençoe vocês!
                        

terça-feira, 6 de março de 2012

Palavra que Edifica - Tema: Aparências




1 Samuel 16:7
 Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração. 


Certa vez um homem com roupas muito simples, calçando sandálias de dedo tipo Havaianas, no tempo em que elas não eram famosas. carregando um saco de estopa como se fosse sua mala de viagem. entrou numa agencias de automóveis e caminhões no centro de uma grande cidade. Dirigiu-se ao setor de veículos qual era o preço de determinado caminhão que estava na exposição. O vendedor, achando que não havia nenhuma chance de venda, e querendo fazer uma brincadeira com um de seus colegas apontou para outra mesa e disse: Fale ali com aquele jovem, ele vai lhe dar o preço e mostrar em detalhes o caminhão para o senhor. ele dirigiu-se  para a outra mesa e foi atendido pelo rapaz que, mesmo não acreditando que faria uma venda, atendeu-o bem por pura misericórdia e educação. Depois de alguns minutos de exame no caminhão, qual não foi a surpresa de todos e o lamento daquele que não o atendeu ao ouvirem o homem dizer, ao mesmo tempo em que despejava sobre uma mesa um monte de dinheiro de dentro do saco de estopa que ele trazia nas mãos: "Vou levar!" Jugar as pessoas pela aparência não é correto, mas pode acontecer com qualquer um de nós. E para quem estar no meio das Artes é muito comum jugarmos uma equipe seja ela por não ter um alto nível de técnica ou por qualquer outro motivo temos que vigiar pois técnica é muito importante mais não quão a unção e a intimidade com DEUS    é o que acontece com Samuel. Enviado por DEUS até a casa de Jessé para ungir um dos filhos como rei de Israel, julgando pelas aparências , viu em Eliabe o futuro líder da nação. Contudo o Senhor não via da mesma forma que Samuel. Para surpresa de todos , Deus mostrou que era o pequeno e rejeitado Davi, que nem estava à mesa com os demais candidatos. Deus o escolheu não pela aparência , mas pelo seu bom coração. Fica a lição para nós: as aparências podem enganar.Assim, tratemos todos com igualdade, evitando a injustiça dos julgamentos errados.


As aparências são importantes,
mas perigosas, pois podem nos enganar.