quinta-feira, 8 de março de 2012

Palavra Especial: Dia da Mulher




"A formosura é uma ilusão, e a beleza acaba, mas a mulher que teme o Senhor será elogiada." (Provérbios 31:30)

A mulher sábia edifica sua casa ...
Já ouvimos bastante sobre esse versículo, principalmente em datas especiais como o Dia Da Mulher. Mas já parou pra pensar o que realmente quer dizer? Onde aplicar?
Vamos dar um pulo lá em Gênesis 19 até o 21. Todos conhecem a história de Abraão, o pai de multidões, com seu filho Isaque ... Mas teve uma grande Mulher por trás de tudo isso, seu nome era: Sara!  Esposa de Abraão, o pai da raça hebraica. Foi mãe aos 90 anos e era tão bela que os reis das terras onde Abraão entrava queriam todos que ela se tornasse sua concubina. Sara deu a Abraão licença para ele gerar na escrava egípcia Agar um filho, que se chamou Ismael. Depois nasceu Isaque, o herdeiro legítimo de Abraão, que seria o pai de Jacó, do qual nasceriam as doze tribos de Israel, formando depois a maior nação daquele tempo em matéria de prestígio e riqueza, sob o reinado de Salomão. Mas vamos voltar em uma parte ... através do ventre de uma mulher (já não muito nova), gerou a maior nação bíblica!
E quem se lembra de Raabe? A meretriz. Por ter colaborado com os espiões israelitas em Jericó, foi salva, com toda a família, na destruição da cidade e de todos os seus habitantes. Mais tarde casou-se com Salmon, que seria o pai de Boaz, marido de Ruth, avô de Jessé e bisavô de Davi, o grande rei de Israel. Portanto Raabe foi uma ascendente do Senhor Jesus Cristo. Ela é citada no Novo Testamento (Tiago 2:25 e Hebreus 11:31), como tendo sido justificada diante de Deus pela sua fé.
E Ana? A graciosa. (1 Samuel 1.1-2.21). É uma das verdadeiras grandes mulheres da Bíblia. Seu marido Elcana a amava, mas ela era muito infeliz porque não tinha nenhum filho. Ficava especialmente afligida todo ano quando iam a Siló, para adorar o Senhor. Em um determinado ano, o coração dessa mulher comoveu-se tanto que, quando foram à casa de Deus para orar, fez um voto maravilhoso a Ele. Pediu-Lhe um filho e prometeu que, se a sua prece fosse ouvida, dedicaria a criança a Deus por todos os dias de sua vida. Eli, o sacerdote, viu os lábios dela se movendo em uma oração silenciosa e achou que estivesse embriagada, mas ela lhe assegurou que era somente uma profunda amargura que ele via em seu semblante. Pense na fé e na determinação que tinha que ter na sua coração para prometer seu filho á Deus, mesmo antes de nascer? Deus honra esse tipo de fé diante dEle e amor a Sua causa, então, abençoou Ana e ela concebeu e teve um filho, o qual chamou Samuel, que significa "ouvido pelo Senhor," pois ela sabia que esse filho era a resposta a sua oração. Depois do nascimento de Samuel, Ana não foi a Siló no tempo de costume, mas disse que iria esperar até desmamar sua primeira criança. Então, levaria ele consigo e o apresentaria a Deus, como havia prometido em sua oração. E a bela Ester ? Murta Judia, filha de Abigail, uma linda jovem, cresceu em Susã, capital da Pérsia. Foi adotada pelo seu primo Mordecai. Foi eleita e coroada rainha com o maior esplendor escolhida a ser Rainha pelo Rei Assuero, onde mais tarde tornou-se sua esposa, o que possibilitou o livramento da nação hebraica de ser aniquilada depois do cativeiro babilônico. Sua vida muito contribuiu para a vinda do messias, sem ela, com certeza a nação hebraica pereceria e os 500 anos antes da vinda de Cristo. Seu principal tema era defender a libertação dos Judeus. Ester não somente era formosa, mas sábia. Admiramo-la não só pelo seu patriotismo e bravura, mas por seu tato e sagacidade. Tal foi à origem da festa de Purim, observada ainda hoje pelos judeus. E como nos esquecer de Maria? Amada por Deus Maria, uma jovem virgem judia que estava comprometida com um carpinteiro chamado José, foi escolhida por Deus para conceber e ter seu filho, Jesus Cristo, pelo poder do Espírito Santo. O anjo Gabriel anunciou isso a Maria em Nazaré e ela respondeu com humildade e confiança. Seu cântico de louvor a Deus, que cantou quando foi visitar a prima Isabel, mostra seu amor e devoção a Deus. A natureza profundamente ponderada de Maria é mostrada após o nascimento de Jesus em Belém e a visita dos pastores com sua estarrecedora história de anjos no céu. O primeiro milagre de Jesus, quando ele transformou a água em vinho, foi feito por instigação de Maria, que esteve com ele durante pelo menos parte de seus três anos de ministério público. Maria postou-se aos pés da cruz quando Jesus morreu, e Jesus disse ao apóstolo João que cuidasse dela.(Mateus 1; Marcos 6.3; Lucas capítulos 1-2; João 2.1- 11; 19.25-27; Atos capítulo 1.)
São tantas mulheres citadas na bíblia, que um texto seria muito curto para contar a história de cada uma delas ... Mas a mulher é uma jóia de Deus! A sabedoria dela, edifica não só a casa na qual ela mora, mas todos que estão a sua volta, e em alguns casos ... a sua geração!  Deus se alegra de uma mulher que o teme, o honra e o ama. E nesse dia tão especial e marcante, não só na história da humanidade como também na bíblia, queremos desejar um Feliz Dia da Mulher para todas as guerreiras, mães, amigas, bailarinas, servas, líderes, trabalhadoras, e acima de tudo, levitas! Vocês são pérolas de Cristo! Que a sabedoria, e graça de Deus esteja sobre cada uma. E que vocês continuem marcando o mundo (e sua história) como sempre fez. Que Deus abençoe vocês!
                        

Um comentário:

  1. Excelente palavra de ensino! Deus abençoe as mulheres do Gpa! Abraços.

    ResponderExcluir