terça-feira, 27 de março de 2012

Dia 27 de Março: Um dia repleto de arte!


Três grandes dias são comemorados no dia 27 de março: Dia do Grafite; Dia Nacional do Circo e Dia Mundial do Teatro. Mas como começou a história de cada uma dessas comemorações? Bem, vamos começar com o Grafite!

                              Grafite: a arte da rua.

Muitos acham que o grafite é uns rabiscos coloridos, com desenhos deformados  e mais coisas coloridas. Mas vamos entender alguns pontos importantes: Grafite não é pichação! A pichação está relacionada a conflitos entre grupos rivais, e esse tipo de comportamento dos pichadores tem diversas conseqüências negativas para as cidades. Uma delas é a depredação de obras de arte e cenários históricos, o que causa prejuízo imediato ao turismo. Já o grafite, é uma arte da rua que expressa críticas a sociedade ou situações cotidianas.
Na história do Hip Hop, o grafite constitui uma das vertentes dessa cultura. Afrika Bambaataa, (reconhecido como o criador oficial do movimento e do termo “hip hop”) estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing (Mc), a break dance e escrita do grafite. Os artista do grafite são chamados de “writers” (escritores), e no estudo aprofundado dessa vertente, observamos que existe algumas modalidades como: Grafite 3D, WildStyle, Bomber, letras grafitadas, grafite artístico, grafite com máscara e spray dentre outros.


                                                Circo: a arte da alegria



O circo é uma expressão artística, parte da cultura popular, que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores. Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante o Império Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros). Porém, foi somente em 1769 que o circo ganhou o formato que temos atualmente. Neste ano, o inglês Philip Astley organizou as apresentações circenses, destinando também uma tenda de lona para as apresentações. Estas seriam itinerantes (com mudança constante do local de apresentação). Hoje em dia, é possível fazer diversos cursos dentro da área do circo, que chamam hoje de “artes circenses” como: clow, malabarismo, pernas de pau dentre outros. Comemora-se em 27 de março o Dia do Circo. É uma homenagem ao palhaço Piolin que nasceu nesta data, no ano de 1897.


                                                      Teatro:  a arte falada

Hoje em dia, o teatro tem se expandido em diversas áreas do mundo. Muitas coreografias ou espetáculo, tem a presença firme do teatro, seja ele falado ou não. O teatro surgiu a partir do desenvolvimento do homem, através das suas necessidades.  O teatro primitivo era uma espécie de danças dramáticas colectivas que abordavam as questões do seu dia a dia, uma espécie de ritual de celebração, agradecimento ou perda. Estas pequenas evoluções deram-se com o passar de vários anos. Com o tempo o homem passou a realizar rituais sagrados na tentativa de apaziguar os efeitos da natureza, harmonizando-se com ela. Os mitos começaram a evoluir, surgem danças miméticas (compostas por mímica e música). Na civilização egípcia esse rituais se tornaram maiores, porém somente na Grécia que surgi realmente o teatro. No início fazia-se teatro nas ruas, depois tornou-se necessário um lugar. E assim surgiram os primeiros teatros. Hoje o teatro adquiriu diversos rumos como a tragédia, a comédia, o romance e dentre outros. Podemos também citar os comediantes “stand up”, que é um tipo de monólogo de humor. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário